INGRATIDÃO!
- lujpaixao5
- 11 de fev. de 2016
- 5 min de leitura
INGRATIDÃO!
Lc. 17:11
Feriado de Pascoa, família reunida, alguns come peixe devido a tradição, outros carne, sem peso na consciência, mas pascoa pra uns tem um tipo de significado, pra outros tem outro tipo de significado, mas todos nos sabemos que o verdadeiro historia da pascoa faz referencia ao livramento do povo de Israel das mãos do Egito, por alguns instantes deixa eu lembra-los sobre essa historia…
Deus levanta Moises, como salvador de Israel, Moises é a figura mais importante do Velho testamento, diante das maravilhas que o Senhor operou em meio ao Egito, demonstrando toda a sua força e Gloria ao seu povo e aos egípcios, ele agora envia a ultima praga, a morte dos primogênitos, ou seja, Deus permite que o anjo da morte mate todos os primogênitos naquele lugar, seja humano ou animal todos os primogênitos deveria morrer.
Mas Deus da um escape ao povo de Israel, “A Pascoa” Êxodo Cap. 12, para que seus filhos não morressem, eles teriam que sacrificar um cordeiro, sem defeito, eles deveriam assa-lo e come-lo com ervas amargas, o sangue do cordeiro, teria que ser passado nas portas de cada casa, para identificar ao anjo da morte que naquela casa, ele não deveria entrar e assim iria na casa da frente, e assim por diante…
Essa atitude, tipifica, faz referencia que chegaria o dia, em que haveria de sacrificar o cordeiro Santo, Jesus Cristo para nos salvar dos pecados…
Anjo passa…
Faraó permite sua saída…
Atravessam o mar vermelho e agora estão livres das mãos do Faraó… Êxodo 14:15
A comemoração durava pouco, veio as dificuldades, e junto com elas a murmurações, a ingratidão, o povo tinha sede no deserto, Deus saciava transformando aguas amargas em aguas boas para se beber, o povo tinha fome, Deus enviava o Maná para que eles pudessem comer, enviava aves para sacia-los.
A ingratidão era tamanha, Deus dava vitorias a eles sobre outros povos, ainda assim murmuravam eles eram ingratos.
Deus entrega as tabuas com os mandamentos, permite o povo sondar a terra prometida, mas não deixa eles entrar, porque eram incrédulos, ingratos e desobedientes. Êxodo 20
40 anos depois permite sua entrada, capitaneado agora por Josué, Josué e o cara que Deus escolhe para comandar o povo a assumir a terra prometida, vence várias nações, conquista muitas terras, e agora as 12 tribos de Israel se divide por todas as terras conquistadas.
Livro de Josué conta todas as coisas.
Mas a comemoração dura pouco o povo começa a murmurar, o povo novamente se esquece do Senhor e a ingratidão novamente começa a operar, o povo começa a se relacionar com outros povos, começa a adorar outros deuses que não o Deus verdadeiro, e agora Deus levanta homens Juizes para serem aqueles que iria governar e julgar o povo, Assim veio grandes homens da Biblia:
Sansão, Gideão, Jefté, Debora, Baraque, Eúde e tantos outros… foram 15 no total, e toda vez que o povo estava em perigo, eles clamavam ao Senhor e ele levantava, Juiz para julgar a nação.
No período em que o povo era governado por Deus, Período teocrático, Conta uma historia muito importante, que tem tudo haver com o nosso tema.
Livro de Rute… Elimeleque e Noemi... Filhos – Malon e Quilion...Noras – Rute e Orfa...Boas parente de Elimeleque.
Rute tem um filho com Boas que se chama Obede, que por sua vez vai ser pai de Jessé, que é pai de Davi, o Rei Davi.
A descendência e Davi vai gerar José, que é da tribo de Levi, onde veio o Messias.
Voltando ao Livro de Juizes, o povo novamente com a ingratidão se esquece do que Deus fez, agora eles não querem mais Juizes pessoas levantadas por Deus para governa-los, eles agora querem o sistema de Monarquia, eles um Rei, Deus que e o Rei dos reis, é pouco pra eles, Eles agora chega em Samuel que é o ultimo dos Juizes e exige que ele levante um Rei, para governa-los. 1 Sm. 8
Deus manda Samuel atender o povo, pois não havia rejeitado a Samuel e sim a Deus, a ingratidão novamente opera.
Samuel unge Saul, que vem a ser o primeiro Rei em Israel, mas Saul desobedece, se torna ingrato também, até Deus o rejeitar, e levantar agora a Davi, um menino, o mais novo entre seus irmãos, o mais simples, e agora esse menino se torna Rei, e a bíblia nos diz que Davi foi homem segundo o coração de Deus. Davi tinha um coração grato e arrependido no Senhor.
A Ingratidão traz sobre nós maldiçoes, que iremos colher ao longo de nossas vidas.
Agora sim!! Lc. 17:11 Jesus passa entre Samaria e Galileia… Mais um exemplo de Ingratidão, diante tantos exemplos que vimos, sempre o ser humano sendo ingrato para com Deus e seu próximo, essa passagem ocorrida com o próprio Jesus irá nos ensinar algumas coisas sobre a ingratidão e a gratidão… Não seja ingrato!!!
Diga par seu irmão!!
1º A ingratidão é escura (cega) e a Gratidão é luz (enxerga): O primeiro exemplo de característica da ingratidão é a escuridão ou seja a cegueira que toma conta da pessoa, pois a pessoa cega (ingrata) não consegue enxergar e valorizar o que recebe de bom e só vê o que é ruim.
Pode receber uma grande benção do Senhor ou de outra pessoa, mas sempre colocará um defeito, sempre enxergará com olhos de critica baseado naquilo que ela acha que é melhor não o que Deus ou outras pessoas pensam.
A pessoa que tem luz enxerga além, valoriza as demais ações para com sua vida, pois sabe do sacrifício das demais pessoas ou do próprio Senhor em nos ajudar.
2º Gratidão volta ela (se lembra) e Ingratidão vai ela (se esquece): Outra exemplo de característica da ingratidão é o não lembrar ou seja o esquecimento.
Os noves leprosos se esqueceram de Jesus, eles eram ingratos, mas apenas um que era grato, se lembrou de retornar e agradecer, por isso ele voltou.
A pessoa ingrata não se lembra do que lhe foi feito mesmo que tenha sido a um segundo.
Sua mente é bloqueada para não lembrar o que recebe de bom, mas o que acontece de ruim se lembra todos os dias mesmo que tenham se passado anos.
A mente da pessoa ingrata não consegue se lembrar por que está sempre ocupada pesando em si mesmo e só quer mais.
Já a pessoa grata se lembra mesmo que a própria pessoa que o ajudou se esqueça do bem que fez.
Você se lembra de algo de bom que alguém tenha lhe feito, mesmo que seja pouco?
3º Gratidão tem voz (ela Fala) e Ingratidão é muda (ela se Cala):
O ingrato fica quieto, finge que nada aconteceu, ela é muda e se silencia diante das situações, porque pensa só em si, ela é egoísta…
Mas a gratidão tem voz ativa, é altruísta, valoriza o outro, por isso agradece o pensa no sentimento do outro.
Os nove leprosos ingratos chegaram gritando pedindo para ser curados (v.13), mas depois não falaram nada.
O único leproso grato voltou “dando glória a Deus em voz alta” (v.15).
Comments