COBERTURA DE DEUS
- lujpaixao5
- 15 de dez. de 2015
- 4 min de leitura
COBERTURA DE DEUS
Êxodo 13 : 17 - 22
INTRODUÇÃO: 1. Há duas coberturas na Bíblia: A "Cobertura de Deus", e a "Cobertura de Satanás". E seremos, ou cobertos por Deus, ou coberto por Satanás, dependendo da escolha que fazemos em nossas vidas. 2. Vamos falar sobre a "Cobertura de Deus". Esta cobertura deve ser entendida no sentido de uma tenda sobre nós, algo nos cobrindo com proteção e influência. 3. A idéia de cobertura, aparece já no segundo versículo da Palavra de Deus, Gn 1.2, "O Espírito de Deus, pairava sobre...". No texto lido, nós temos a idéia desta cobertura, quando Deus caminhava por cima do seu povo naquela nuvem no deserto. Em 1 Co 10.1-2,(irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar. Todos foram batizados em moisese, na nuvem e no mar.) podemos entender melhor esta idéia de cobertura: a. "Todos estiveram debaixo da nuvem...". Estiveram debaixo do cuidado de Deus. Deus se importa conosco. b. "Todos foram batizados na nuvem, com respeito a Moisés". Nuvem aqui é um símbolo do Espírito Santo no V.T.. A palavra "batizar", significa imergir, revestir, cobrir. Os israelitas receberam este revestimento, esta cobertura, através da comunhão com Deus. Hoje, nós também, temos a cobertura através de Cristo, Gl 3.27. (pois todos vós que fostes batizados em Cristo, vós revestistes de Cristo). 4. De acordo com o texto lido, vamos observar:
"As Características da Cobertura de Deus”: I - A COBERTURA DE DEUS NOS DÁ PROTEÇÃO 1. O sol escaldante do deserto (quarenta graus centígrados), era um forte empecilho para a caminhada diurna. A nuvem trazia sombra, reduzindo a intensidade do calor. A noite ela iluminava o caminho para que a caminhada não fosse interrompida. 2. Esta cobertura de Deus, trazendo proteção é especificada através da instituição da Páscoa e a morte dos primogênitos no Egito, Êx 12: a. Os israelitas deveriam procurar um cordeiro sem mancha, se defeito, para o matar e o seu sangue deveria ser aspergido nos umbrais e nas vergas das portas. Tal procedimento os livraria da morte anunciada pelo Senhor, Vs. 3, 5, 7, 12, 13. b. O Vs. 23 parece indicar que quem iria matar os egípcios, não era Deus, mas sim "o Destruidor", com a permissão de Deus. O "destruidor" é o próprio Satanás, Ap 9.11. (Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é abadom, e me grego apoliom). c. O sangue, nos batentes da porta, simboliza a cobertura de Deus que os livraria da morte, Ap 5.9-10. (E cantavam um novo cântico dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação.) 3. Assim, como os israelitas foram cobertos pelo sangue nos batentes das portas, assim também, como filhos de Deus, somos cobertos pelo sangue de seu Filho Amado, o Cordeiro de Deus, e conseqüentemente, fomos libertos da morte eterna. II - A COBERTURA DE DEUS NOS OFERECE DIREÇÃO 1. A nuvem ia adiante deles, para os guiar pelo caminho, Vs. 21. 2. Nm 9.15. (No dia em que o tabernaculo foi levantado, a nuvem cobriu a tabernaculo sobre a tenda do testemunho. Desde a tarde ate a manha a nuvem estava sobre o tabernaculo com uma aparência de fogo). Eles permaneciam sob a nuvem em todos os momentos e circunstâncias. Nada deveria levá-los a sair da proteção da Nuvem. Muitas vezes nós saímos desta proteção de Deus e amargamos sérias derrotas. 3. Deus é nosso Guia, Is 48.17. ( Assim diz o Senhor o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensinou o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar).O caminho que devemos andar deve ser mostrado por Deus. Ser guiado por Deus é trilhar o caminho da obediência. A desobediência, é desastrosa para nós, Is 48.18-19. (Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então seria a tua paz como rio, e a tua retidão como as ondas do amar. A tua descendência seria como a areia, e os que procedem das tuas entranhas como os seus grãos; o seu nome nunca seria eliminado, nem destruído de diante de mim). 4. Devemos estar sob a direção de Deus em toda nossa maneira de viver.
III - A COBERTURA DE DEUS NOS GARANTE VIDA 1 Êx 16. A vida no deserto seria impossível. Onde conseguir alimentos, água, suprimentos, para 600.000 mil pessoas, sem contar mulheres e crianças? Êx 12.37. (Partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, cerca de seiscentos mil a pe, somente de homens, sem contar mulheres e crianças). Tudo indicava que eles iriam morrer no deserto de fome e sede: a. Tal preocupação os levou a murmurar contra Moisés e contra Arão, Êx 16.2-3. Deus ouviu a murmuração de seu povo, Êx 16.9-10. b. Êx 16.11-14. Deus derrama alimentos sobre o povo (carne e maná). O maná seria o alimento que jamais faltaria durante toda a caminhada e peregrinação pelo deserto por cerca de quarenta anos. 2. Esta idéia é mostrada em Gn 1.2. 3. Cristo simbolizou o Maná, quando falou de si mesmo como sendo o "Pão da Vida", o "Pão do Céu", Jo 6.48-5i. 52, (Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Mas aqui esta o pão que desce do céu. Do qual se o homem comer não morre. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo). Houve por parte de muitos seguidores de Cristo, uma incompreensão da mensagem pregada, o que os escandalizou, Jo 6.53-58. Porém, mais à frente, Cristo explicou o queria dizer, Jo 6.60-63. 4. Pela cobertura de Cristo, recebemos do "Pão da Vida", e nos alimentamos espiritualmente, recebendo cada dia a vida de Deus em nós. CONCLUSÃO: 1. Devemos nos manter debaixo da cobertura de Deus, pois assim Satanás, não nos toca. Teremos proteção, direção e vida. 2. Não Crente: Deus deseja te dar cobertura hoje. Basta você estar disposto a tornar-se um filho dele, Jo 6.51.
Comments