top of page

TÁ AMARRADO

  • Foto do escritor: lujpaixao5
    lujpaixao5
  • 27 de nov. de 2015
  • 8 min de leitura

TÁ AMARRADO Juízes 3.7 Tá amarrado! Uma expressão que se tem popularizado muito em nossos dias, e, em face da cristianização do nosso País está se tornando comum. Ouve-se mais "Tá Amarrado" do que "O Sangue de Jesus tem poder", por exemplo. Não que a palavra propriamente dita tenha qualquer poder, mesmo porque as pessoas falam por falar. O "Tá Amarrado", que estamos ouvindo por aí, nem sempre seguido do "em nome de Jesus", está se aproximando muito do "Vixi"; com o "bater 3 vezes" na madeira, etc..., ou coisa parecida.

Está se tornando um jargão evangeliquês, que as pessoas vão repetindo como um papagaio. Mas não é sobre essa expressão em si que vamos falar, mas num outro tipo de "amarrado". Não há coisa pior do que uma pessoa amarrada; que não pode mover-se, não pode agir, não pode viver. Pessoas Amarradas ao passado; à culpa; ao pecado; à melancolia; ao medo; à tristeza; à dúvida, às circunstâncias. Há pessoas que têm enorme potencial, sonhos elevados e alvos sublimes, mas estão e continuam amarradas. Quando não estavam amarradas, faziam coisas tremendas em nome de Deus; por causa da seiva que vinha da Videira e passava para elas. Na vida profissional existem pessoas amarradas. Quantas carreiras promissoras ficaram amarradas; truncadas; estancadas; quantas promessas não deixaram nunca de serem promessas. Ficaram amarradas.

Na vida sentimental, quantas situações amarradas. Pessoas que, por causa de uma desilusão, ficaram amarradas; marcadas. Por que Ficaram Amarrados? Alguns se acostumaram com o sucesso; brincavam com a sua força. Desafiavam os opositores. Mas, de repente, de uma hora para outra, estranhamente, ficaram ou foram amarradas;

isso traz um prejuízo muito grande para a causa do evangelho; para vida particular; familiar; profissional, etc... Onde já se viu pessoas prendadas, pessoas capacitadas, pessoas especiais vergonhosamente amarradas e estancadas? Foi o que aconteceu com o mais esquisito de todos os juízes de Israel. Ele, que deveria defender; libertar, Israel, era juiz, ficou amarrado. A vantagem de Sansão era o propósito de Deus para a sua vida. Ele era nazireu, isto é, consagrado a Deus "desde o ventre materno até ao dia de sua morte"(Juízes 3.7). A missão daquele rapaz era começar a livrar Israel do poder dos filisteus.

O Espírito do Senhor de tal maneira se apossava de Sansão que ele fazia coisas fantásticas: Juízes 14.6. "Então, o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que ele o rasgou como quem rasga um cabrito, sem nada ter na mão; todavia, nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que fizera". Juízes 14.19: "Então, o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que desceu aos asquelonitas, matou deles trinta homens, despojou-os e as suas vestes festivais deu aos que declararam o enigma; porém acendeu-se a sua ira, e ele subiu à casa de seu pai".Juízes 15.14: "Chegando ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que as cordas que tinha nos braços se tornaram como fios de linho queimados, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos". O Que Levou Sansão às Amarras? O erro. Juízes 16.17: "Descobriu-lhe todo o coração e lhe disse: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se vier a ser rapado, ir-se-á de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem". Sansão revelou a Dalila o segredo de sua força e porque lhe cortaram o cabelo (símbolo de sua consagração a Deus), Sansão foi finalmente amarrado e imobilizado. Com relação à vida cristã, em algum momento da nossa vida, algo nos levou ao erro, com relação ao nosso chamado. Talvez o interesse apenas pelo mundo secular; talvez a recusa em colocarmos em prática o dom dado por Deus. Qual tem sido o nosso erro?

Com relação à vida sentimental; profissional, em algum momento cometemos algo que nos amarrou. Uma sociedade; um negócio; uma atitude; um casamento; um descasamento;

uma decepção. O Símbolo Muitas vezes Deus exige de nós, algo que não exige de outros; ou concede a nós algo que não concede a outros. Foram todos os homens de Deus cabeludos? Foram todos os homens de Deus aleijados de uma perna? Foram todos calvos? Foram todos pescadores? Foram todos discípulos de Gamaliel? O Que Deus Requer Isso nos ensina, que existe algo que Deus requer de nós. Algo que para os outros não tem qualquer problema em ter ou fazer, mas para nós, especificamente para nós, é vedado; é proibido. Muitas vezes, por não observarmos essa característica do chamado, entregamos nosso símbolo ao diabo, ficamos amarrados, e posteriormente cegos. Que o Espírito Santo revele a cada um de nós a característica do nosso símbolo, a fim de que não venhamos a desagradar a Deus.

Símbolo é aquilo que expressa a qualidade de um todo. O Símbolo de um time de futebol representa, ou tenta representar, tudo aquilo que representa para seus torcedores. A bandeira de um país simboliza aquilo que o país tem de mais precioso, mais apreciado por seus cidadãos.

Qual o símbolo de sua consagração? Ensino; pregação; serviço;

evangelização; alegria; socorro; discipulado; visitação?

Qual o símbolo de vocação comercial; profissional; como mãe;

pai; filho, etc.... Será que você perdeu o símbolo?

Quando perdemos o símbolo, perdemos nossa referência. Perder o símbolo, é o mesmo que arrancar o emblema da camisa de futebol, ou, ainda, é o mesmo que um time de futebol cuja camisa não tenha um símbolo? Muitas vezes o símbolo de nossa consagração é arrancado; perdemos nossa referência.

Arrancado pelas circunstâncias; arrancado por terceiros.

Quando nos impedem, de forma clara ou velada de fazermos aquilo para o qual fomos consagrados, ficamos presos; amarrados.

Quando somos impedidos de cantar; impedidos de pregar;

impedidos de trabalhar. Quantos, depois de perderem um negócio; uma casa comercial; um ente querido; uma posição;

uma propriedade, tornaram-se pessoas amarradas; amargas;

desesperançadas. Miséria pouca é bobabem. O diabo não se contenta em roubar nosso símbolo. Amarra, cega, e escraviza. Juízes 16.21: "Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere".

Os filisteus fizeram de Sansão um instrumento de chacota. Virou um burro de carga; alguém que não enxergava nada mais;

deixou de ser uma pessoa livre; sem escolha; executando uma tarefa burocrática.

Quem sabe alguns estejam assim, nessa situação. Amarados a uma roda de moenda; sem escolha; sem horário; sem opção.

O diabo nos quer deixar sem opções. Processo Progressivo A vantagem do inimigo vai sendo conseguida progressivamente: Primeiro, Sansão é convencido a se deitar com Dalila: Sansão era judeu, e os judeus não podiam se misturar com mulheres de outras nacionalidades, principalmente ele que tinha um chamado para o nazireado. Mas ele ignorou a ordem de Deus. Não podemos ignorar a palavra de Deus. Temos liberdade para adorar; para dançar; para gritar, mas não para pecar. Pecados geram conseqüências. Se Sansão tivesse observado a Lei, não teria se deitado com Dalila. Será que você está se deitando com Dalila: Jogo; negócios escusos; procedimentos impróprios? Sansão estava dormingo com o inimigo. E você.

Também está? Segundo, depois de muita brincadeira com o perigo, confessa o segredo, entrega o símbolo: O que parece não ter o maior problema no início, vai se avolumando. Uma mentira gera outra mentira. Vamos acostumando com o perigo, até que um dia entregamos o ouro para o bandido. Sansão, agora estava careca (de saber), e não sabia. Terceiro, amarra durante o sono: O pecado é uma bebida doce no início, mas amarga no final. Sansão estava tranqüilo nos braços de Dalila. Sansão dormia com o inimigo. Estava seguro de si. Dizia: Comigo não tem problema, mas estava careca e amarrado. Provavelmente Dalila disse:Ta amarrado! A Palavra de Deus diz: "Vigiai e orai para não cair em tentação". Quarto, é levado preso; Depois de careca; amarrado; é levado preso. Fica preso à situação; à condição de inferioridade que se colocou. Ao invés de valorizar a unção; onazireado; preferiu Dalila, os prazeres do mundo; da cama; da carne. Agora, o outrora forte, está preso. Preso à vergonha. Quinto, tem seus olhos vazados: Depois de preso, o inimigo deseja que você não se liberte mais. Deseja que você fique refém; eternamente. Não deseja que você veja a luz no fim do túnel; não deseja que você veja as possibilidades de fuga;

de solução de escape. Seus olhos estão vazados. Não enxerga mais nada; apenas sente a opressão à sua volta. Apenas ouve o barulho ao longe. Daqui você não passa! Sexto, escraviza (cadeias de bronze): Não contente com a cegueira, o inimigo quer se alimentar da sua força; da sua energia; e quer prendê-lo para sempre. Sem enxergar e preso;

amarrado; trancafiado; com cadeias. Há uma boa notícia. Os Dons de Deus São Irrevogáveis. Juizes 16.22: "E o cabelo da sua cabeça, logo após ser rapado, começou a crescer de novo". Romanos 11.29: "porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis". Não importa se brincamos com o inimigo; não importa se cometemos pecado; não importa se alguém está nos cerceando, nos podando; nos impedindo. OS DONS DE DEUS SÃO IRREVOGÁVEIS, e Ele possibilita que rompamos as amarras. Mas dia; menos dia. Qual é o teu Símbolo? Para o que você foi chamado? Você está fazendo aquilo que Deus colocou no seu coração? Para o espiritual, tudo é espiritual. Todas as profissões honestas são espirituais.

Qual o teu símbolo? Não se contente em Ser Burro de Carga. Sansão ainda conseguiu derrubar a casa onde celebrava um culto de ação de graças a Dagom, deus dos filisteus, matando muita gente e ele próprio. Mas Sansão poderia ter vivido muito mais e realizado muito mais para a glória de Deus. Há um caminho de volta. Juízes 17.28: "Sansão clamou ao SENHOR e disse: SENHOR Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos". A Oração de Sansão. Acredito que se Sansão tivesse feito uma oração diferente daquela que fez, Deus era poderoso para lhe restaurar não apenas a força, mas também a visão, e restituído a ele o seu lugar como Juiz em Israel. Dalilas& Filisteus É preciso que evitemos qualquer comportamento que transforme alguém numa pessoa amarrada, impossibilitada de seguir adiante a sua vocação. Essa é uma situação muito incômoda, muito triste e muito vergonhosa. Quantas vezes nos comportamos como Dalila e os Filisteus. Queremos amarrar;

descontinuar o trabalho de pessoas.

Nossa missão é desamarrar vidas; descobrir vocações; e não impedir carreiras; sermos pedras de tropeço.

Existe alguém que vemos que está amarado? Vamos ajudar a desamarrá-lo. Vamos soltar as suas ligaduras. Vá além de Sansão. Não se contente com a volta de sua força, sua disposição, recupere sua visão. Recupere sua visão ministerial; dons; talentos; vocações. Recupere a visão para novos empreendimentos; negócios; vida sentimental.

Foi um erro que o deixou amarrado, Jesus perdoa todo o erro e culpa: "Se confessares os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça".

Jesus pode abrir a porta de suas cadeias neste instante, neste momento. Efésios 4.8: "Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens".

Deus quer devolver seus talentos; vocações. Lucas 4.18b: "...enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos". Deus quer restaurar a sua visão. João 10.10: "eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância". Deus quer te devolver a alegria de viver. Se, porventura, você se sente de algum modo amarrado agora, deve fazer com ousadia uma oração sem rodeios: Desamarra-me, Senhor! Solta-me, Senhor! Liberta-me, Senhor! Devolva-me a visão! Eu Quero Exercer o meu chamado! Eu Quero Exercer meus dons! Eu não quero ser um servo infiel à minha vocação!


 
 
 

コメント


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page