SALMO 20
- lujpaixao5
- 21 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Salmo 20
O salmista não pede que Deus haja de forma contrária a sua justiça e santidade. Antes, tudo que Deus concedesse, que fosse concedido conforme o coração do seu ungido. Que Deus cumprisse a vontade do seu Ungido! Hoje sabemos que a vontade de Cristo era fazer a vontade do Pai.
A respeito de quem o salmista clamou ao Senhor?
A oração do salmista ao Deus de Jacó é para que o seu Ungido fosse ouvido no dia da angustia. Que Deus o protegesse quando o dia mal chegasse.
O salmista Davi não invoca o Senhor pensando em seus problemas cotidianos, antes profetiza acerca do Ungido de Deus (Messias). Que Deus seja socorro bem presente no dia da angustia, sustentando o seu Ungido em suas mãos (v. 1).
Num primeiro momento, parece que o salmista ora para que Deus lhe seja favorável, porém, considerando que os salmos são profecias, verifica-se que este salmo é uma oração profética acerca dos sofrimentos que o Messias haveria de suportar e o socorro de Deus.
O salmista não pede que Deus haja de forma contrária a sua justiça e santidade. Antes, tudo que Deus concedesse, que fosse concedido conforme o coração do seu ungido. Que Deus cumprisse a vontade do seu Ungido! Hoje sabemos que a vontade de Cristo era fazer a vontade do Pai.
Jesus, ao orar ao Pai, embora não quisesse beber do cálice, sujeitou-se e aceitou a vontade de Deus Mc 14: 36 "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (João 6: 38).
Cristo orou a Deus para que passasse dele o cálice, uma vez que Ele era o ofertante, a oferta e o próprio holocausto "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (Efésios 5: 2).
Todos os que esperam em Deus alegram-se pela sua salvação "E nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi seu servo" (Lucas 1: 69). A profecia de Davi em forma de oração era para que Deus cumprisse todas as petições que, a Poderosa Salvação que havia de ser arvorada na casa (descendência) de Davi, viesse a realizar.
O salmista ora para que Deus cumpra todas as petições do Ungido!
O verso 5 é uma referência à salvação poderosa erguida na casa de Davi, que é Cristo.
O verso 6 demonstra em favor de quem o salmista estava orando: o Ungido, que é Cristo! (v. 6).
O salmista ora confiante no Senhor que salva o seu Ungido. Deus haveria de ouvir o seu Servo, o seu Eleito, desde a sua santa habitação, e haveria de socorrê-Lo com a sua forte destra (vs. 2 e 6) no dia da angustia.
Embora os homens confiem em carros e cavalos, ou seja, na força que possuem, os que confiam em Deus sempre fazem menção do nome do seu Senhor e Deus.
Os que confiam em si mesmos encurvam e caem, mas aqueles que confiam no Senhor permanecerão de pé.
O salmista clama a Deus porque confia que Ele é poderoso para salvar. Ele clama, pois sabe que os ouvidos do Senhor não estão agravados para que não possa ouvir e salvar (v. 9).
Comments