

CAMINHOS DE PAZ
E ESPERANÇA
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." João 14:27
PODER DO SANGUE DE JESUS
Toda vez que falamos da morte de Cristo na cruz, falamos ao mesmo tempo do derramamento do seu sangue. Em toda a Bíblia, o sangue tem um significado muito especial. Desde o gênesis, até o Apocalipse, ele aparece como elemento indispensável na redenção da humanidade. Hoje vamos entender um pouco mais sobre o poder que há no sangue de Jesus.
-
O sangue para a remissão dos pecados
Quando Deus criou o homem, o fez à sua imagem e semelhança. Adão e Eva não tinham em si mesmos a semente do pecado. Mas, um dia, foram enganados por Satanás, que os levou a duvidar da Palavra de Deus e a desobedecerem a uma ordem clara do Senhor.
Cuidado: o diabo sempre vai colocar em dúvida a Palavra de Deus pra que você desobedeça e peque.
Deus não mente e a Sua Palavra é a verdade. Nunca duvide disso!
Tão logo Adão e Eva pecaram, eles correram pra se esconder de Deus porque perceberam que estavam nus. Veja o que a Bíblia diz em Gn 3:7,10.
Antes de pecar, a nudez não era um problema, mas depois do pecado, os olhos de ambos foram abertos.
Então, Deus realiza o 1º. Sacrifício com sangue que a Palavra registra. Ele sacrificou um animal e com a pele fez roupas pra o homem e sua mulher ( Gn 3:21 ). Para cobrir o pecado, a vergonha, a nudez do homem foi preciso um sacrifício de sangue. Isso é um princípio bíblico: “...sem derramamento de sangue não há remissão de pecados” ( Hb 9:22 )
-
Os sacrifícios de animais. No AT, na Lei de Moisés, Deus instituiu que, para pagar pelos seus pecados, o povo deveria trazer um animal sem defeito e sacrificá-lo. Assim, o derramamento do sangue do animal substituía o derramamento de sangue do homem que era, através desse sacrifício, perdoado. Mas, esse modelo de purificação era imperfeito porque não produzia arrependimento e nem mudança de atitude nos corações dos homens. Veja o que a Bíblia diz: “ ...ela ( a Lei ) nunca consegue, mediante os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano aperfeiçoar os que se aproximam para adorar. (...) esses sacrifícios são uma recordação anual dos pecados, pois é impossível que o sangue de bodes e touros tire pecados” ( Hb 10:1, 3 )
-
O sangue de Jesus
Deus providenciou, então uma maneira perfeita e definitiva de resolver o problema dos nossos pecados.
Jesus, como sacrifício perfeito, derramou uma única vez o seu sangue por nós, pagando assim, a nossa dívida. “ Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, Ele ( Cristo ) entrou no Santo dos Santos de uma vez por todas, e obteve eterna redenção. Ora, se o sangue de bodes e touros (... ) os santificam (... ) quanto mais o sangue de Cristo que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus. ( Hb 9:12-14 )
-
O sangue foi o preço pago pela nossa libertação
Talvez você já tenha assistido ou lido algo sobre o mercado de escravos que existia (e infelizmente, ainda existe) em muitos lugares do mundo. Pessoas eram expostas como mercadoria pra que outras pessoas as comprassem e as levassem para viverem em escravidão.
Nós estávamos mortos por causa dos nossos pecados, sobre nós pesava uma condenação impagável, mas Cristo nos viu, quando ainda éramos pecadores e pagou um alto preço por cada um de nós.
Ele nos comprou! Mas, logo após a compra, Ele nos deu uma “carta de alforria”, ou seja, disse: “ eu lhe comprei, mas você é livre”.
Pois é essa consciência que devemos ter. Jesus pagou um alto preço por nós e agora, livremente, e de coração agradecido, vamos servi-lo! O sangue representa a vida! Ele corre por nossas veias e artérias transportando oxigênio e nutrientes pra todo o nosso corpo. Quando Jesus derramou seu sangue por nós, Ele estava nos dando a sua própria vida. Nada mais justo que agora também vivamos por Ele e para Ele.
-
Você precisa cobrir-se com o sangue de Jesus
O sangue de Jesus é poderoso! Ele é suficiente pra nos purificar de todo o pecado ( I João 1:7 ), mas ele também nos dá acesso a Deus e nos oferece cobertura e proteção. Cobrir-se com o sangue de Jesus significa apropriar-se de todos os benefícios da cruz.
Há uma história no AT que ilustra muito bem o que é essa proteção do sangue.
É a história da Páscoa. Em Êxodo 12, Deus dá a Moisés as orientações de como o seu povo deveria celebrar a 1ª. Páscoa. Tudo aconteceria na noite em que Deus mandaria a 10º. Praga sobre o Egito: a morte dos primogênitos ( contar a história resumidamente, se necessário ). As orientações para aquela noite simbolizam a obra que Jesus viria fazer muito tempo depois.
Cada família deveria sacrificar um cordeiro ou cabrito, macho, sem defeito, que seria assado no fogo e servido como prato principal daquele jantar. Mas, um detalhe não podia ser esquecido.
A família deveria passar um pouco do SANGUE do animal nas laterais e nas vigas superiores das portas da casa.
Quando o anjo do Senhor passasse para executar a morte dos primogênitos e visse o SINAL DO SANGUE na porta da casa, nada aconteceria com aquela família.
Todos seriam protegidos.
E assim aconteceu: naquela noite só não houve morte nas casas que estavam com a marca do sangue.
Ainda hoje é assim: o sangue de Jesus nos diferencia.
Ele é a marca sobre as nossas vidas e sobre a nossa família.
Entenda que a família, lá na época de Moisés, precisou obedecer a um comando para ser beneficiada.
Se eles tivessem matado o animal, assado, ceado, mas não tivessem obedecido à ordem de passar o sangue na porta, não teriam sido poupados.
Pois é assim até hoje.O cordeiro ( JESUS ) já morreu por nós. O seu sangue está disponível, mas precisamos nos apropriar dele e fazer a nossa parte, colocando Jesus sobre a nossa vida, a nossa casa, a nossa família. Só assim estaremos protegidos.
Entenda a preciosidade do sangue de JESUS! Coloque-se debaixo do senhorio de Cristo! Você será perdoado e protegido. Coloque a sua família debaixo do sangue de Jesus, através da oração! Interceda por cada um deles. Seja obediente!
Na unção da conquista das promessas,