top of page
  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon
Eventos

Admirando esta pessoa em seu espelho

Sempre considerei complicado definir auto estima, vejo várias definições em livros diversos mas penso se haveria uma unica percepção de auto estima, mas acabo considerando que a admiração de si mesmo pode resumir um pouco.

Tenho observado e vejo que auto estima pode afetar diretamente tudo o que fazemos,  trabalho,  vida social,  estudos, etc
Conforme a auto-estima teremos  uma forma específica de lidar com as pessoas, por exemplo uma pessoa de elevada auto estima poderá ser mais confiante, não terá medo de falar sobre qualquer assunto que precisar.

Com auto-estima rebaixada pode ficar mais difícil se colocar  quando precisa de ajuda, pois seu tom de voz poderá ser titubeante, e com esta postura será possível que seu colega não te atenda justamente por você não se colocar de forma convincente quanto a sua necessidade.

 

Conseqüências da auto estima rebaixada

Com auto-estima rebaixada possível que tenhamos postura e voz diferentes. 
Os relacionamentos de forma geral podem ser influenciados pela auto estima, no relacionamento com seu marido ou namorado por exemplo, não consegua mostrar o quanto é importante fazer aquele programa que você deseja.

Com pouca auto estima é possível que se deixe levar pela vontade dos outros, pois pode apresentar uma imagem de desmerecimento.

As suas reações no dia a dia podem ser  determinadas para sua auto-estima, se alguém lhe passou a frente na fila e você está com a auto-estima rebaixada, talvez você não consigua se posicionar e reclamar.

Sem auto estima talvez não consigua procurar o emprego dos seus sonhos, pois sua postura nas entrevistas poderá ser a de uma pessoa que não acredita que merece o emprego, e isso pode acontecer sem mesmo perceber.

 

Auto estima x Transtornos emocionais

Encontramos questões referentes à auto-estima em várias dificuldades emocionais. Se pensarmos em cada transtorno emocional, depressão, ansiedade , síndrome do pânico , poderemos ver a possibilidade de alguma alteração na auto estima.

O que é auto-estima?

Além da admiração em si mesmo, também pode envolver o julgamento que você faz de si mesmo, autoconfiança, auto-respeito e auto aceitação. Auto estima está relacionado a sensação de confiança e adequação, se sentir competente e merecedor.

Não ter auto-estima, ou ter auto estima rebaixada está relacionado ao sentimento de inadequação, considerar que não será capaz, não será competente.

Um ponto que percebo importante referente à auto estima é que estas percepções podem ou não ser verdadeiras, podem ou não ser avaliadas ou percebidas por outras pessoas. Auto estima está relacionada a auto avaliação. Alguns podem nunca chegar a ter uma visão positiva de si mesmo, pois fizeram julgamentos extremistas sobre si, foram severos demais consigo mesmos.

 

Autoconfiança

Auto estima é o que você pensa sobre você mesmo, não o que o outro pensa sobre você. Por isso auto estima está muito próxima da autoconfiança, é ser você mesmo sua própria referencia, e não viver sob a referência do outro, do que o outro aprova ou não. Para quem tem boa auto-estima a aprovação do outro costuma ser apenas conseqüência.

A auto estima na infância

Acredito que autoestima tenha influencia tanto das vivências, principalmente da infância, como das características de personalidade de cada um, ou seja, parte inata e parte consequência do ambiente.

Quando criança a auto estima podia ser alimentada ou não pelas pessoas significativas. Mas acredito que estamos nos construindo a cada dia. .

 

Falsa auto estima

Pode haver pessoas que parecem estar sempre com a auto-estima altíssima, mas algumas vezes pode não se tratar de auto estima verdadeira. Algumas vezes são pessoas que se  comparam ou competem com os outros. Exemplo, a garota que se diz muito feliz com a plástica que fez no nariz, diz que melhorou muito a sua auto-estima, porque agora “ficou mais bonita que as outras garotas do colégio”. Ela está se comparando, isso pode não ser auto-estima, mas angustia.  Quem diminui os outros para se sentir maior não pode não estar desfrutando de boa auto-estima.

 

Auto aceitação

Quando falta  auto estima pode faltar também a auto aceitação. Aceitar a si mesmo não significa gostar de tudo o que há em você, significa ser consciente do que é. Alguns consideram que ao aceitar tudo em si mesmo vão acomodar-se.  Claro que você pode aceitar-se e ainda assim ter objetivos de mudança.

Aceitar é vivenciar sem negação, você pode querer mudar uma parte, mas creio que facilita se aceitar que essa parte existe.

 

 

bottom of page